-->
  • Conheça a diferença entre Verniz e Stain

    A Roupa que a Madeira Gosta de Usar?

     Recentemente, o programa Fantástico apresentou uma reportagem sobre a avaliação da segurança de tintas imobiliárias, com resultados do INMETRO. A intenção foi excelente, afinal alertou para a presença de chumbo, metal pesado contaminante, nas tintas. Quando presente em níveis elevados, o elemento pode prejudicar gravemente a saúde, se acumulando no organismo de quem convive com o produto. No total, 12 esmaltes sintéticos e cinco vernizes foram avaliados e apenas dois tiveram a formulação reprovada.

    Na reportagem, o equívoco ocorreu ao passar a impressão de que vernizes e acabamentos protetores do tipo stain são produtos de uma mesma categoria. Entre os cinco analisados, dois faziam parte desta segunda categoria. Flavio Geraldo, gerente de mercado para a América Latina da Arch Proteção de Madeiras, explica que tinta, vernizes e acabamentos protetores são produtos destinados ao acabamento para madeiras, mas eles têm características diferentes e importantes aos usuários e consumidores na hora da aplicação.

    Ele elucida também que esta confusão ainda acontece, no Brasil, porque o verniz é o produto mais conhecido e utilizado. Já os acabamentos protetores tipo stain, mesmo estando disponíveis no mercado nacional há mais de 30 anos e sendo indiscutivelmente mais apropriados para madeiras, por inúmeras razões, não tem a mesma amplitude de uso.

    Para contribuir com um melhor esclarecimento a respeito do assunto, as diferenças mais relevantes entre essas categorias de produtos para acabamento são apresentadas a seguir:

    VERNIZES e TINTAS

    Não penetrante
    Vernizes e tintas formam uma fina película nas superfícies da madeira impedindo que a mesma libere umidade interna. Os profissionais de acabamento costumam dizer que esse tipo de produto impede que a madeira “respire”. Flavio explica que, por ser um material poroso, a umidade contida no seu interior tem tendência natural de evaporação e liberação para o ambiente. “Quando ela é usada em decks, portões e painéis externos ou janelas, por exemplo, recebe grande incidência de luz solar e a tendência é que essa umidade aprisionada tente sair. O produto que forma película impede este processo natural”, detalha. Isto pode causar o surgimento de bolhas no acabamento que irão se romper facilitando a deterioração pelos raios ultravioletas do Sol combinados com a umidade, deixando a madeira acinzentada, o chamado intemperismo.

    Manutenção
    Por formarem fina película nas superfícies onde são aplicados, os vernizes e tintas convencionais requerem um trabalho de remoção quando os serviços normais de reaplicação são feitos após alguns anos de uso. Neste caso, são necessárias operações de raspagem e lixamento que demandam tempo e, às vezes, mão de obra especializada, representando custos adicionais de manutenção.

    ACABAMENTOS PROTETORES TIPO STAIN

    Penetrante
    Ao contrário das tintas e vernizes, os acabamentos protetores tipo stain são penetrantes, formando, no máximo, uma película muito sutil, que ainda permite a madeira “respirar”, ou seja, não aprisiona a umidade interna e, por consequência, não acarreta a formação de bolhas que irão trincar e expor a madeira às intempéries.

    Hidrorrepelente
    Acabamentos protetores tipo stain possuem resinas hidrorrepelentes que impedem a entrada da umidade, mas permitem que a umidade interna da madeira seja liberada quando necessário.

    Filtro solar
    A incidência de luz solar combinada com a umidade faz com que a madeira se deteriore mais rapidamente. Os acabamentos protetores tipo stain pigmentados protegem a madeira da ação dos raios ultravioletas, o que aumenta sua durabilidade e conserva a beleza do acabamento.

    Coloração
    O gerente de mercado para a América Latina da Arch Proteção de Madeiras, explica que existem opções de acabamentos protetores tipo stain com variedades de pigmentações, que dão às madeiras colorações das mais variadas, inclusive dando a aparência de madeiras tropicais nativas, hoje de uso muito restrito.

    Manutenção
    Uma das maiores vantagens dos acabamentos protetores tipo stain está relacionada ao momento da manutenção, que ao contrário das tintas e vernizes não demandam remoção da camada antiga antes da nova aplicação. Essa característica reduz consideravelmente o tempo da operação, mão de obra e, por consequência, os custos.

    Fonte: Informativo Arch Proteção de Madeiras - Arch Timber Protection
  • Outros posts interessantes